24 de setembro de 2011

(Artigo) Marketing, mulheres e redes sociais


Os números impressionam. São mais de 50 milhões de brasileiros participando de redes sociais como Twitter, Orkut, Facebook e Youtube, entre outras.
O sucesso dessas redes deve-se a possibilidade que o usuário tem de gerar algum tipo de conteúdo como textos, vídeos ou fotos e poder compartilhar esse material com outras pessoas, conhecidas ou não. Dessa forma, estabelece-se um vínculo, uma relação entre esses usuários que possuem algum interesse ou objetivo em comum.
E quem comanda todo esse universo de mídias sociais são as mulheres. Isso mesmo. Apesar de estarem em menor número na internet, elas formam o maior grupo participativo nas redes (segundo uma pesquisa realizada pelo blog Information is Beautiful, em 17 redes analisadas, 13 estão sob o comando feminino e 4 em igualdade com os homens).
E-commerce
Em 2010, as mulheres já representam 50% dos compradores online e a essa relação está aumentando mês a mês.  E essas consumidoras são mais influenciadas pelas mídias sociais do que os homens. Segundo o e-bit, elas foram responsáveis por mais da metade (55%) das compras feitas pela internet que tiveram incentivos nas redes sociais.
Um dos motivos que impulsionam o crescimento do número de mulheres nessa modalidade esportiva, digo, modalidade de compras, é a rotina de vida da mulher moderna, que precisa conciliar trabalho com educação e tarefas domésticas. Assim, através das compras online, elas conseguem superar a falta de tempo para ir às compras pessoalmente.
mulher nas compras
Se na vida real o público feminino tem fama de gastar um pouco a mais do que o clã masculino, nas compras virtuais elas andam econômicas. Nós gastamos em média 38% a mais do que elas. Ou seja, elas compram mais, mas gastam menos. A explicação se dá porque os produtos mais consumidos por elas têm valores mais baixos, como produtos de beleza e saúde, livros, artigos de moda e acessórios.  Já os homens colocam no carrinho de compras aparelhos eletrônicos, artigos de informática e eletrodomésticos.
As internautas também são mais exigentes na hora de comprar. Buscam por opiniões sobre o produto, pesquisam por informações de quem já comprou, onde comprou, como foi, quando foi.
Também quero!
Se você está pensando em ingressar com um projeto de marketing nas mídias sociais, comece fazendo um levantamento da sua concorrência: onde eles estão, qual plataforma estão usando,  o que andam fazendo e qual está sendo o resultado.
Identifique onde está seu público-alvo, participe de fóruns, pesquise opiniões, ouça ( leia ) muito, perceba o que comentam sobre seu tipo de produto, quais as deficiências apontadas, o que eles estão pensando, e vá montando sua estratégia de ação. É preciso muito cuidado para não acabar causando uma rejeição: a publicidade feita abertamente nas mídias sócias geralmente não é bem vista pelos usuários.  
Conseguindo estabelecer uma boa comunicação nesses meios, será vital manter-se sempre atuante e participativo, demonstrando total interesse na relação a que se propôs.
Finalizando, os cuidados básicos com o site que sempre comento e que, apesar de básicos, faltam aos montes: boa velocidade de acesso, layout limpo, facilidade de navegação, conteúdo relevante e atualizado, informações claras e objetivas. Não basta ser bom, tem que parecer bom. Não basta atrair cliques, é preciso convertê-los em vendas.

Até a próxima

@Ednucci


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