6 de outubro de 2011

( Artigo ) Imagens na Internet – O que é Hotlink

Vamos colocar a seguinte situação:

Você escreve um artigo muito bom num dia literalmente inspirado. Digamos que o tema do seu artigo seja um desabafo sobre o uso indevido de textos ou imagens na internet, cópias descaradas, sem créditos, sem link para o site original, etc., etc. Você soube de algum caso que aconteceu com um conhecido seu, fez uma pesquisa na web, cita outros exemplos semelhantes, enfim, produz um baita post para seu blog, que acaba ficando relevante, informativo e do jeito que você gosta. Tudo perfeito, certo? Agora só falta colocar uma imagem bem bacana para ilustrar o texto.

Feita a busca na web, eis que lhe aparecesse uma bela foto, aquela ideal, e com permissão de uso e tudo. Maravilha.

Você tem duas opções: salvar a foto para seu computador e depois subi-la para seu site, armazenando-a no seu servidor, ou colocar a imagem usando a url de origem (do site onde ela está hospedada). Neste caso, de optar por apresentar a imagem usando a url do outro site, você estará se valendo de uma prática nada bacana, até mesmo condenável quando feita conscientemente, o hotlink.

Por que condenável? Porque quando alguém acessar sua página na web, para poder montá-la, o navegador usará parte da banda de hospedagem do site de origem da imagem.

A grande maioria dos sites paga pela hospedagem de suas páginas e tem um limite de transferência de dados – limite de banda. Com um hotlink, ou seja, a imagem sendo exibida em outro site ou blog, mas utilizando o link do site original, haverá um consumo dessa banda sem que haja qualquer benefício para quem paga a hospedagem.

Resumindo: a foto ou imagem aparecerá no seu site ou blog, mas será carregada a partir da conta da outra pessoa, que hospeda e paga pela banda do servidor. Isso pode ser encarado como um “roubo” de banda de hospedagem.

hotlink

Por isso, evite o Hotlink.

No Blogger, ao adicionar alguma imagem a um post, lhe será apresentada a opção para “colar” uma URL. Use isso APENAS para fotos SUAS hospedadas no Flickr, Picasa, etc. É pra isso que há essa opção no Blogger, e não para que você faça uso de Hotlinks.

Para proteção:

Caso você seja o proprietário do site, no Cpanel há uma funcionalidade chamada “Hotlink Protection” que impedirá que outras páginas web abram arquivos diretamente de seu servidor.

Procure pelo ícone na página principal do Cpanel, clique e coloque em ‘Configure Hotlink Protection’ – URLs to allow Access, os sites que terão permissão para exibir as imagens, incluindo o seu, é lógico.

Exemplo:

http://www.seusite.com

http://seusite.com

e outros endereços que você desejar permitir.

Aqui tem um vídeo bem explicativo: http://www.cpanel.net/media/tutorials/hotlink.htm

Outra forma é modificar o arquivo .htaccess de seu site inserindo algumas linhas de código. Aqui você encontra um gerador para esse código: http://www.htaccesstools.com/hotlink-protection .

Se você hospeda seu blog, e consequentemente suas imagens, em um servidor gratuito, então não tem com que se preocupar, pelo menos na questão do uso da banda.

Se você fazia uso de hotlinks por não ter conhecimento sobre esse “roubo” de banda de hospedagem, agora não há mais desculpas. É uma prática reprovável e deve ser evitada.

O que você faz na internet reflete exatamente o que você é e como se comporta neste mundo. Haja corretamente e seja respeitado. Respeite e exija correção dos outros.

Até a próxima.

@Ednucci

Um comentário:

Alkimya disse...

Excelente informação!!!