30 de setembro de 2011

(Artigo) TV, Domínios e Tuvalu

Domínios da Internet

Toda pessoa que planeja criar um site para promover sua empresa, serviço ou mesmo uma página pessoal, precisa registrar um domínio. Domínio nada mais é do que um nome para identificar e localizar computadores na internet. Esse sistema de nomes para os endereços foi criado para facilitar a vida do usuário, caso contrário a identificação seria através de uma sequência de números (computadores só trabalham com números), o famoso IP.

Por exemplo, será bem mais fácil decorar qualquersite.com do que um número de IP (estático) 200.65.258.238, certo? Então, o que se faz é nomear um IP para facilitar a memorização.

E como o computador sabe que o nome que você está digitando refere-se àquele número de IP? Através de um servidor na internet do seu provedor chamado DNS ( Domain Name System – Sistema de Nomes de Domínios), uma base de dados que traduz e converte o nome do domínio para um endereço IP.

Se for digitado www.qualquersite.com.br, um servidor responsável pela terminação .com.br será consultado. Mudando para www.qualquersite.net, o servidor responsável pela terminação .net é que será chamado. Busca-se dessa forma agilizar a localização de sites na internet.

Tuvalu e a internet

tuvalu_funafuti_nasaTuvalu é um minúsculo país no meio do Oceano Pacífico formado por nove ilhotas, entre o Havaí e a Austrália. Com pouco menos de 10 mil habitantes, esse pequeno país deverá ser a primeira vítima mundial das consequências do aquecimento global, segundo estimativas da ONU.

Com a constante elevação do nível do mar, seus 26 km² , cujo ponto culminante não passa 5 metros de altitude, serão inundados até 2100. Seus habitantes deverão receber abrigo na Nova Zelândia, por conta de um acordo entre governos.

Você deve estar pensando: ok, lamentamos o desaparecimento de Tuvalu e condenamos as emissões descontroladas de gases poluentes na atmosfera que causam o efeito estufa. Mas o que isso tem a ver com domínios da internet?

Calma, é apenas um dado curioso. O domínio .tv foi criado originalmente para esse país, Tuvalu ( assim com Brasil .br, Portugal .pt, etc.). No início de 2000, o governo local, em troca de alguns milhões de dólares, assinou um acordo com uma empresa americana que passou a ter direitos exclusivos de registro dos domínios .tv, uma terminação que logicamente remete aos meios de comunicação e é facilmente reconhecida no mundo todo.

Veja aqui uma lista de domínios e seu significado

E aqui uma lista de domínios .br existentes

Escolhendo um domínio.

Antes de sair registrando qualquer nome de domínio para o seu site, é preciso um bom planejamento. Esse nome será sua marca virtual e será através dele que seus clientes chegarão a suas páginas na internet. Dependendo da escolha, ele pode se tonar um facilitador para as estratégias SEO.

Algumas dicas:

> Escolha nomes curtos e simples, de fácil memorização. Por exemplo, priscila.com.

> Evite nomes que possam levar a erros na hora de digitar. Um nome curto também pode ser complicado, por exemplo: www.prycylla.com.br. Visualize a seguinte cena:

Você está saindo de um cliente e ele se lembra de perguntar:

- Qual é seu site?

- Anota aí: prycylla ponto com ponto br, mas prycylla com dois ípsilons, com “c”, sem “s”, e com dois “L”.

> Prefira por um nome que tenha alguma relação com o assunto do site.

> Use hífens para separar nomes compostos. Exemplo: horoscopo-do-dia.com em vez de horoscopododia.com.

> Se possível, registre o domínio em várias extensões. Isso evitará que possíveis concorrentes utilizem nomes iguais para angariar visitas de internautas incautos. Exemplo: .com.br, .com, .net, etc.

> Se possível também, registre formas derivadas ou parecidas com o nome escolhido e as utilize como redirecionamento. Exemplo: domínio principal “priscila.com” – domínios para redirecionamento: prycylla.com.br, priscila.com.br, pryscilla.com.br , etc.

Até a próxima

@Ednucci

Nenhum comentário: