Longe de mim querer passar aqui por autoridade no assunto,
mas dou lá meu pitacos na matéria. Tutorial, técnicas de redação? Negativo.
Apenas algumas dicas, algumas observações que podem ajudar
na hora de preparar aquele texto para um site. Seja um artigo ou uma
redação promocional, os caminhos servirão a ambos.
Eu ainda uso muito caneta e papel, então, quando eu falar
sobre a dupla, entenda de modo figurado ou literal, tanto faz. Trabalho com
prancheta, folhas soltas, bloquinhos de anotações e caderno, tudo espalhado na
mesa formando um redemoinho em volta do teclado. Confesso que o mouse atrapalha
um pouco, mas tenho sido tolerante com ele. Sigamos.
Preparando seu site:
- Cuidados
técnicos. Servidor eficaz, layout limpo, menus bem organizados, facilidade
para contato e boa navegação pelo site.
- Definição. Quem
são seus clientes ou leitores? A quem você vai se dirigir?
- Não
pense nas pessoas como uma massa compacta. Procure visualizar um
cliente, coloque-se no lugar dele e comece preparando assim sua
redação. Venda a essa pessoa seu peixe.
- Evite
frases ou textos padronizados, as pessoas identificam facilmente essas
situações e não costumam ser muito tolerantes com isso. Seja original e
criativo.
- Fale
com o leitor. Use “você”.
- Mostre
o quanto ele é, individualmente, importante.
Identifique as principais características do seu produto
ou atendimento. Anote tudo no papel, selecione os diferenciais e faça destaque
deles.
Seja direto, conciso, claro e convincente. Dê as
informações que as pessoas precisam, mas no tempo e no tamanho certo. Muita
informação junta acaba cansando. Mas pouca informação pode causar desconfiança.
Ponha pontas de emoção na sua apresentação,
descreva com entusiasmo as vantagens que ele tem/está tendo/terá.
Imagine seu site como uma loja física - a página é sua vitrine. A função da vitrine é a de seduzir, fisgar o cliente
(usuário). Ela deve ter uma exposição atraente, agradável, destacando o produto
que levou a pessoa até aquela página e mostrando de forma fácil e tranquila as
informações relevantes para que, a partir dali, o cliente “entre” em sua loja.
Faça com que ele se veja usando seu produto ou serviço.
Os textos não devem ter parágrafos longos. Primeiro,
porque ao visualizar um parágrafo longo geralmente a sensação que se tem é de
desânimo. Segundo, porque mesmo que não se perceba de imediato, fixar os olhos
na mesma tela por um tempo prolongado é cansativo. Logo desviamos o olhar para
outro ponto até para descansar a visão.
Colocar frases de chamada intercaladas aos
parágrafos também é válido. Ajuda a manter a expectativa para os próximos
dizeres e dá uma “quebrada” numa possível sequencia cansativa.
Usar enumeração de itens ou tópicos. Quando há
um bom número de informações sobre determinado produto ou serviço, a
visualização em tópicos fica bem mais agradável e chamativa. Dá uma impressão
de objetividade, de clareza.
No caso do uso de tópicos, coloque sempre o item mais
importante em primeiro lugar. A leitura de algo interessante logo no início
estimula a curiosidade para os próximos itens. E também, caso a pessoa não leia
todos os tópicos, ela já leu o item principal, então estamos garantidos.
Exemplo:
- Capriche
na redação e revise o texto depois de pronto. Erros
ortográficos e gramaticais são inadmissíveis.
- Mesmo
que o texto seja técnico, use termos do dia a dia para
envolver a leitura.
- Dê
destaque ao diferencial do seu produto/serviço. Se o seu negócio
é uma assistência técnica e é a única no pedaço, então é uma questão de
exposição. Se há outras, coloque em evidência aquilo que é diferente, seja
no atendimento, localização, marcas trabalhadas, etc.
Escrever para web não é algo que se limita a criar textos
apenas. É um conjunto de técnicas que exige uma boa noção de layout,
conhecimento de mídias, programação, estratégias SEM e SEO. Tudo junto e
combinado.
@Ednucci
Nota: esse texto foi escrito em 2010 para o site webmaster.pt . De lá pra cá, apesar de todo avanço tecnológico, novas plataformas, redes sociais e popularização do smartphone, as dicas continuam atuais.
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