28 de junho de 2010

(Artigo) - Orçamento para transcrição/degravação



 

Tempos atrás, uma estudante me perguntou sobre como e quanto cobrar num trabalho de transcrição/degravação de áudio. Como muitas pessoas me perguntam sobre isso, vou colocar aqui uma cópia da resposta que enviei a ela:

 

"Para orçamento de transcrições, vários fatores têm de ser observados. Qualidade do áudio, quantidade de pessoas a serem identificadas, tema, etc. Uma amostra do áudio será importante para poder elaborar um orçamento.
Pode haver áudios que necessitem de tratamento para melhor compreensão, portanto, programas para essa finalidade serão ferramentas indispensáveis.
Conhecimento sobre o tema: importante que o cliente forneça o máximo de informações  e documentos sobre o trabalho. Além disso, você também deve se inteirar e pesquisar sobre o assunto.
É preciso definir se a transcrição será literal  ou com correções e formatação do texto.
Normalmente o valor cobrado é por hora de gravação - é assim que eu costumo trabalhar.
Um serviço de transcrição - bem feito - é trabalhoso e demorado. Requer tempo, dedicação, paciência, bom e vasto vocabulário, além do domínio da língua portuguesa.   
Mas encontram-se anúncios de transcrições por "vinte real".  O cliente pode arriscar e até dar sorte. Eu tenho por costume desconfiar de milagres.
Sempre encontraremos pessoas que se aventuram nesse trabalho para tentar um "bico" e, invariavelmente, desistem logo após os primeiros serviços. Mas essas pessoas já colocaram/anunciaram no mercado um valor baixo. Pra cada um que desiste, dois novos entram e seguem tentando "bicos" com baixos valores.  
Quanto cobrar?
Essa é a questão. Qual é a qualidade do seu trabalho? Quanto vale sua hora de trabalho? Quanto vale seu conhecimento e tempo empregado para se dedicar a esse serviço?
Estabeleça um critério, uma tabela e tenha isso como base sempre. Não aceite participar de "leilões". Da mesma forma, não permita que coloquem valores para seu trabalho, a não ser que o trabalho seja para alguma empresa que já tenha valores definidos e você ache que vale a pena se submeter.
Aprenda a dizer "não" quando estabelecem prazos que você sabe não ter condições de cumprir.

 

Espero ter colaborado."

 

Ednucci

Obs.: se você precisa de serviços de Transcrição / Degravação: 

Vila Romana Editoração e Comunicação

 

Nenhum comentário: