10 de dezembro de 2011

“Sou Criativo!”…. e outras hipocrisias do plágio

 

Tempos atrás escrevi este artigo para o site webmaster.pt:

Plágio – Conteúdo Copiado

Fruto de um relacionamento duradouro ou casual, eis que nasce o filho. O resultado de uma ação produtiva num período fértil, não importando a perfeição ou o esmero, se pequeno ou extenso, ornamentado ou natural, aquilo é seu, proveio de você.

O texto é de sua autoria, a criação é sua, nasceu de uma relação sua com o tema, se desenvolveu por uma amamentação de criatividade e cresceu por seus méritos. E lá vem alguém controlcê-controlvezando, copiando esse seu texto sem autorização e o colocando em site ou blog sem nem sequer créditos ou ao menos um link apontando para o original.

Quem já teve conteúdo, seja artigo, pensamento, frase ou qualquer outro tipo de texto surrupiado sabe muito bem o sentimento de um autor diante da situação.

Copiar conteúdo de forma não autorizada, sem dar créditos ou até assumindo descaradamente a autoria de um texto alheio, é uma das práticas mais vergonhosas que existe. Vergonhosa porque o copiador que age de má-fé assume sua incapacidade criativa, sua incompetência mental e sua insuficiência de dignidade.

Feito o desabafo, vamos à parte prática do negócio. Plagiar é crime, todos sabem, e cada vez mais está se formando um cerco para se proteger o direito autoral na internet. […]

= o texto completo aqui=

Pois bem, eis que ontem, em determinado momento de baixa produtividade profissional – ócio do ofício – resolvo fazer uma busca pela internet usando apenas a frase inicial de outro artigo meu:

 

A Minha Experiência Com Google AdWords

Partilha De Experiências

Aprendi que comentar sobre as dificuldades, erros e acertos em nossas experiências nos faz ter uma visão melhor do fato, uma espécie de visão do lado de fora, além do que sempre existe a possibilidade da interação, da troca de figurinhas com pessoas que passam, passaram ou pretendem passar pela mesma situação.

Na internet isso parece ter um valor muito maior, os horizontes são mais extensos. Ao escrever sobre determinado assunto, mais do que colocarmos pretensas dicas, estamos colocando nossas experiências pessoais com a intenção de que isso possa ser útil para alguém. […]

=o texto completo aqui=

e encontro parte do texto aqui (Clique na imagem para ampliar):

Plágio Rener

 

Rener, bacana você dividir suas descobertas tecnológicas com a galera.

Mas aprenda que copiar textos e apresentá-los como se fossem seus é coisa feia, viu.

Depois comente com seus amiguinhos no fórum.

 

E esse outro:

 

plagio curriculo catho

 

 

Quer contratar alguém “criativo” e inovador?

 

 

 

 

 

 

Agora, se você está pensando “eita cara chato, fazendo um post só por causa de uns textinhos mal copiados”, saiba que eu não estou sozinho nessa – ouvi no noticiário esses dias que a maoria dos brasileiros pretende usar o décimo terceiro para recuperar o crédito.

Entrei na onda e estou fazendo minha parte. Mesmo não recebendo tal abono salarial, quero meus créditos.

@Ednucci

Nenhum comentário: