15 de setembro de 2011

(Artigo) - Dicas para Windows 7 - parte 1

Mantendo arquivos seguros - Windows 7


Por vários motivos, de vírus a lentidão no sistema, muita gente já teve de formatar o HD (disco rígido) do computador em algum momento da vida. É uma situação até comum, mas invariavelmente pega alguns usuários com as calças na mão. Formatar é apagar, limpar, remover completamente os dados gravados no disco de dados (HD) do computador e recomeçar tudo do zero, instalando novamente o sistema operacional (Windows XP, Windows 7, Linux, Mac OS X e outros), drivers diversos, programas, etc.
Antes de prosseguir, caso você não saiba, o constante ato de formatar o HD, por si só, não causa qualquer tipo de dano ao componente nem diminui a vida útil do mesmo. Dependendo do nível de utilização do computador, por exemplo, com várias instalações, desinstalações, modificações em configuração, etc., formatar é sempre um recurso útil e que melhora sensivelmente o desempenho da máquina.
O problema todo é quando a formatação não é opcional e sim, compulsória. E você não fez backup dos arquivos...
No Windows 7 encontrei algumas funcionalidades ótimas. Vou tratar aqui daquelas que se referem a isso, salvar arquivos e configurações.
O primeiro passo é saber se você trabalha com mais de um HD na máquina ou, caso seja um só, se este disco já está particionado (dividido) em duas ou mais partes. Particionar o HD é interessante não só para efeitos de organização, mas também para manter a salvo seus arquivos. Se você particiona seu HD em duas partes (por exemplo, C:/ e D:/ ), na primeira (C:/) ficará o sistema operacional e os programas, enquanto que na segunda (D:/) poderá guardar seus arquivos. Caso seu computador seja afetado por algum vírus, será feita a formatação apenas da partição onde está instalado o sistema operacional (C:/), e não do HD todo.
Existem programas para criar partições em discos rígidos que já estejam em uso, mas no Windows 7 é possível fazer isso usando o Gerenciamento de disco. Para acessar, clique no botão Iniciar e digite diskmgmt.msc.
Na janela que irá abrir, você verá a unidade de disco representada por (C:) com as informações na sequencia. Vamos colocar aqui um exemplo:
- Seu HD é de 300 GB. Estão sendo utilizados 50 GB. Vamos dividi-lo ao meio, deixando 150 GB para sistema operacional e 150 GB para arquivos.
- Para isso clique, na janela de Gerenciamento de disco, em (C:) com o botão direito do mouse.
- Vá em Diminuir Volume.
- Na próxima janela serão mostrados os valores (espaços em MB) que estão sendo utilizados e os que estão livres.
- Digite no campo apropriado o valor para o qual deseja redefinir a partição (C:), 150000 (valor em MB, equivalente a 150 GB) e depois clique em Diminuir.
A primeira parte está concluída. Agora você verá na janela Gerenciamento de disco um espaço de 150 GB com Não alocado, ou seja, o espaço livre já existe, mas agora precisamos criar uma partição nesse lugar.
- Clique com o botão direito do mouse nessa parte (Não alocado) e depois em Novo Volume Simples. Irá se abrir a janela de Assistente para Novas Partições Simples. Clique agora em Avançar.
- Na parte Especificar o volume da partição não será necessário nenhuma alteração. Siga.
- Atribuir uma letra de unidade ou caminho – escolha D, E, F...
Agora será necessário formatar essa partição. Configurações:
- Deixe marcado o campo Formatar este volume...
- Sistema de arquivos: NTFS
- Tamanho da unidade de alocação: Padrão
- Rótulo do volume: (você pode nomear a partição – seu nome, por exemplo- ou deixe em branco).
- Marque a opção Executar uma formatação rápida.
Por último, aparecerá a janela Concluindo o Assistente, onde você poderá conferir as configurações e, estando tudo certo, clicar em Concluir para finalizar.
No próximo artigo vou trazer algumas dicas para usar essa nova partição de uma forma prática e rápida, salvando arquivos e até um backup de todos os seus programas utilizando recursos do próprio Windows 7. São pequenas soluções que ajudam a melhorar o desempenho, a segurança, a funcionalidade, e que acho interessante serem compartilhadas.
Até a próxima.
@Ednucci

Nenhum comentário: