19 de setembro de 2011

(Artigo) Mantendo arquivos seguros - Windows 7 ( parte 2 )

 

Mantendo arquivos seguros - Windows 7 ( parte 2 )

No artigo anterior vimos como criar partições no HD (disco rígido) do computador utilizando as ferramentas nativas do Windows 7. A ideia é colocar nessa nova partição todos os arquivos como documentos, fotos, vídeos ou músicas, para deixá-los a salvo caso seja necessária uma formatação de emergência.

O Windows 7 possui o recurso de bibliotecas onde, por padrão, estarão organizados os documentos, imagens, músicas e vídeos. Para agilizar o processo de transferência, é possível modificar o caminho dessas pastas para outra partição do HD. Assim, além da transferência dos arquivos já existentes, os novos documentos também serão salvos automaticamente no novo drive (partição).

Mãos à obra:

Na nova partição (D:), (E:) ou (F:), crie pastas para armazenar os arquivos. Por exemplo, 01doc, 02img, 03mus ou outros nomes que você quiser criar e que ajudem na organização.

- Clique no botão Iniciar e digite no campo de pesquisa shell:UsersFilesFolder

- Clique na pasta que irá aparecer acima.

- Na janela que irá se abrir, no lado direito, vamos começar pela pasta Documentos

- Clique nela com o botão direito do mouse e vá em Propriedades

- Vá para a aba Local e clique no botão Mover

- Escolha a pasta que você criou (no nosso caso seria a pasta D:\01doc ) e pressione Selecionar Pasta.

Pronto. A Biblioteca do Windows 7 continuará aparecendo da mesma forma, mas os arquivos agora serão armazenados no drive configurado.

Windows7

Mas, no caso de uma formatação, será necessário reinstalar novamente todos os drivers e programas. Trabalheira, não é? Que tal criar uma imagem do disco, uma cópia completa e fiel do conteúdo do HD? Isso mesmo, nada de ficar instalando item por item. Em poucos minutos, usando a imagem do disco, tudo configurado de volta, bonitinho no seu lugar.

O Windows 7 tem uma ferramenta pra isso também.

- Painel de controle

- Backup e Restauração

- Criar uma imagem do Sistema

Na janela que se abre, você verá marcada a opção de salvar em Disco Rígido e, abaixo, o aviso de que se o componente (HD) apresentar alguma falha, tudo será perdido, até mesmo o backup. Lembrando que tratamos aqui de um disco particionado.

Na próxima etapa, a unidade (C:\) estará assinalada para cópia. Caso seu HD esteja dividido em mais partições, você poderá incluí-las. Abaixo desse quadro você terá informações do espaço necessário para salvar o backup e o também do espaço que está disponível na unidade que você escolheu para armazená-lo. Sigamos.

Será apresentada uma janela com todas as configurações escolhidas para que você verifique se está tudo certo e depois confirme a operação.

Mais uma janela importante: Deseja criar um disco de reparos do sistema? Clique em sim, caso você ainda não tenha um, insira o DVD na unidade e crie o seu disco de reparos. Irá precisar dele para a restauração do sistema (se algum dia isso for necessário L).

Esse procedimento de criar imagem de disco em outra partição só valerá para os casos em que seja necessária uma formatação forçosa na unidade onde está o sistema operacional. Se você deseja manter uma cópia para se precaver de defeitos em disco rígido (que atingem todas as partições, como por exemplo, uma falha na placa lógica), deve criar essa imagem em um HD externo.

Até a próxima.

@Ednucci

Nenhum comentário: