10 de setembro de 2011

(Artigo) - Violência Contra a Mulher


Os dados são alarmantes: a cada 15 SEGUNDOS, isso mesmo, a cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil.
No mundo todo, uma entre cada três mulheres já sofreu algum tipo de violência, sendo que esta é a principal causa de morte entre 16 a 44 anos.
Mais da metade dessa violência toda ocorre no ambiente familiar e a maioria das mulheres sofre calada, seja por medo de denunciar ou vergonha da situação.

Denunciando

Sabe aquela história se não se intrometer em briga de marido e mulher? Isso não existe mais. Qualquer pessoa, parentes, amigos ou vizinhos, por exemplo, pode acionar a polícia em caso de agressão doméstica.
É importante que as mulheres saibam que não é só a agressão física passível de denúncia – a violência pode ser sexual, psicológica e até patrimonial ( quando o homem destrói bens ou documentos da mulher) . São crimes sujeitos a processo e prisão, com pena de até 3 anos.
Quando a mulher decide fazer a denúncia, ela pode se encaminhar a uma delegacia da mulher ou qualquer outro posto policial mais perto. Feita a denúncia e havendo hematomas visíveis, a vítima será encaminhada para exames de corpo de delito. Havendo disponibilidade, será muito importante depoimentos de testemunhas, apesar da palavra da mulher ter muito valor para o processo.
No caso de flagrante, o agressor só poderá ser solto diante do pagamento de fiança, mas antes a mulher será avisada. Quando há ameaças e o entendimento de que a mulher corre riscos, ela e os filhos são encaminhados para abrigos especiais.
A sociedade não pode mais aceitar mansamente esses tipos de crime. É preciso denunciar esses agressores covardes.
Você encontra mais informações sobre o assunto no site da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres http://www.spmulheres.gov.br

@Ednucci



Nenhum comentário: